Boa Prática

Campos de Júlio/MT tem programa de resistência às drogas

Segunda, 07 de maio de 2012.
Campos de Júlio/MT

A primeira boa ação de enfrentamento registrada no portal Observatório do Crack, lançado nesta terça-feira, 26 de abril, foi a de Campos de Júlio (MT). O Município desenvolve desde 2002 projeto de ação preventiva com os alunos da rede municipal e estadual. O trabalho foi viabilizado por meio de um termo de Cooperação Técnica e Logística entre o Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (Proerd) da Policia Militar e a secretaria de Educação, Em entrevista a Agência CNM de Notícias, a coordenadora da Secretaria de Educação, Nelsa Gouvêa Meleiro, contou que é como se fosse um curso ministrado uma vez por semana, incluído no currículo escolar, que orienta sobre os efeitos físicos e mentais causados pelo consumo de entorpecentes. E ao final do trabalho cada integrante da turma recebe um certificado de participação.

“Um integrante da polícia apto a desenvolver o trabalho de prevenção vai até a escola e desenvolve atividades com os alunos do quarto, quinto e sexto ano”, explicou Nelsa. O objetivo do programa é ampliar o nível de informação dos estudantes alcança os pais e o corpo docente.


- Iniciativa da prefeitura -

A iniciativa da prefeitura é reconhecida e recebe destaque e o prefeito, Dirceu Martins Comiran, que assumiu o cargo no início deste ano, fala da sua constante preocupação com a realidade enfrentada.

Localizado na região de fronteira Brasil/Bolívia, o Município é um dos integrantes da chamada “Rota do Tráfico”. Com sete mil habitantes e de base econômica voltada à agricultura, a região enfrenta problemas de grandes centros urbanos. “Temos problemas de drogas em todos os níveis”, confessa o prefeito. E ele lamenta: “não posso esconder a realidade. O problema envolve principalmente adolescentes e adultos“.

Além da presença das drogas, a falta de segurança complica ainda mais a situação. “Não temos uma delegacia de polícia civil e os efetivos da polícia militar são poucos”, contou o prefeito. E a coordenadora da secretaria de

Educação relatou que havia um posto da Polícia Federal em Comodoro, Município próximo, mas foi fechado.

O prefeito que vai participar de painel na XIV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, de 10 a 12 em Brasília, adianta que é fundamental um policiamento mais eficiente na região e um trabalho de inteligência para começar as ações efetivas de enfrentamento ao crack e ao tráfico de drogas.