Notícias

Serviço telefônico gratuito vai orientar familiares e pessoas na recuperação do uso de drogas

Quarta, 19 de maio de 2021.

19052021 Telefone DrogasA partir de agora, a população em geral terá acesso ao serviço telefônico gratuito, que funcionará 24 horas por dia, 7 dias, voltado para a recuperação de pessoas com problemas decorrentes do uso de drogas. A linha 132 vai ampliar o acesso de dependentes químicos e seus familiares aos atendimentos e orientações dos Narcóticos Anônimos.

A ação é resultado de parceria entre a Secretaria Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas (Senapred) do Ministério da Cidadania, juntamente com o grupo dos Narcóticos Anônimos. Estima-se que a linha 132 receba mais de 5.000 ligações por mês. Caso alguém não seja atendido, uma equipe será responsável por retornar a ligação.

A implantação da linha 132 ocorrerá em duas etapas: na primeira, com duração de três meses, os atendimentos começarão pelos estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Acre, Rondônia, Piauí, Ceará, Pará e Amazonas e pelo Distrito Federal. Os locais foram escolhidos por já contarem com uma estrutura de atendimento de linha telefônica 0800 oferecida pelo Narcóticos Anônimos. As demais unidades federativas serão atendidas na fase seguinte, cuja duração será de 12 meses.

Observatório do crack
A Confederação Nacional de Municípios (CNM), após pesquisas e estudos realizados no país, ressalta que a disponibilização deste tipo de serviço como o 132 vem para auxiliar a questão do problema social que a dependência química traz ao indivíduo, assim como para a sociedade. Justamente por compreender a complexidade e a transversalidade das Políticas sobre Drogas no Brasil, e com uma articulação muito próxima aos Municípios, a entidade disponibiliza ferramenta conhecida como Observatório do Crack.

As pesquisas realizadas através do Observatório do Crack apontam que a disponibilização deste tipo de serviço será um ganho para pessoas que buscam ajuda, pois trata-se de uma grande articulação de ações para a integração das intervenções no caminho do tratamento e recuperação por meio de um serviço de utilidade pública.

Da Agência CNM de Notícias